A Série Diz Aí





Diz Aí é uma série de programas de curta duração, aproximadamente 7 minutos, que aborda temáticas relacionadas à juventude.

1ª Temporada:

Com o objetivo de estimular a discussão e mostrar as reivindicações e o pensamento dos jovens sobre os temas que seriam debatidos na Conferência Nacional de Juventude em 2008, foi produzida a primeira série do Diz Aí. As equipes de mobilização do Canal Futura acompanharam as Conferências Livres de Juventude em Natal (RN), Conceição das Crioulas (PE), São Paulo (SP), Salvador (BA) e Rio de Janeiro (RJ) entre novembro de 2007 e janeiro de 2008, o registro em vídeo das discussões sobre meio ambiente, mercado de trabalho, educação, cultura e participação política resultou na primeira série de interprogramas que estreou na tela do Futura em 2008.

Ainda não assistiu? Clique nos episódios e assista agora mesmo!
Abertura
Parte I
Parte II


2ª Temporada:
Em 2009, o Futura volta a campo para ver como os jovens – organizados e conectados em rede – enfrentam os diversos desafios que afetam as juventudes brasileiras e que foram definidos como prioritários na Conferência Nacional de Juventude. O resultado foi mais uma série de 7 programas, na faixa de 5 a 8 minutos, produzido com grupos de várias regiões do Brasil abordando questões étnico-raciais e de gênero, mercado de trabalho, sexualidade, cultura, cidadania e meio ambiente.

Ainda não assistiu? Clique nos episódios e assista agora mesmo!
Juventudes, Cidadania e Cultura
Juventudes e Trabalho
Juventudes e Relações Raciais
Juventudes e Comunicação
Juventudes e Meio Ambiente
Juventudes e Sexualidade


3ª Temporada:

Juventude Rural
Em 2011, para comemorar o dia internacional da juventude o governo Federal convocou a 2ª Conferência Nacional de Juventude,  pensando nesse contexto de institucionalização das reivindicações da juventude, o Futura inicia a 3ª temporada da série Diz Aí sobre Juventude Rural.

Por que juventude rural?

Segundo o DIEESE[1], quase metade da população rural hoje possui menos de 24 anos. São hoje 10 milhões de jovens rurais, 4,5% do total de jovens do país (PNAD). Apesar desse alto percentual de jovens, dados do IBGE alertam para o envelhecimento do meio rural: mulheres de 15 a 19 e homens, com idade entre 20 e 24 anos, têm optado por migrar para áreas urbanas.

De acordo com Elisa Guaraná de Castro em “Os jovens estão indo embora?”, esses dados já são conhecidos pelo público geral e há certo consenso nas pesquisas quanto às dificuldades enfrentadas pelos jovens no campo. O que surpreende é o engajamento cada vez maior desses jovens na luta pela permanência no campo e quais são suas motivações para isso. Jovens que afirmam sua identidade rural sem incorporar um antagonismo com o jovem urbano.

Contrariamente ao que se imagina, a juventude rural tem as mesmas necessidades do jovem da cidade: áreas de cultura e lazer, educação de qualidade e acesso aos meios de comunicação. No entanto, há uma fragilidade desses serviços nas áreas rurais. Os jovens querem ficar no campo e reivindicam a educação voltada para o contexto rural e a promoção de atividades que valorizem a cultura local. Há uma lacuna no que diz respeito às juventudes que estão nas áreas rurais do país: com elas e para elas pouco se fala. Desta forma, o Futura propõe a produção da 3ª temporada do programa Diz Aí, dedicada às questões relacionadas à juventude rural, trazendo reflexões de jovens do Pará, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás e Rio Grande do Sul.

Ainda não assistiu? Clique nos episódios e assista agora mesmo!
Identidade
Educação
Sustentabilidade e Geração de Renda
Cultura
Organização

Juventude Rural no Semiárido Nordestino
A produção da 3ª temporada da série Diz Aí rende uma nova edição que aprofunda as questões da Juventude Rural, mas dessa vez, em específico no semiárido nordestino. Nessa edição iremos ver como os jovens do semiárido estão buscando soluções para as questões que enfrentam dia à dia, tal como o combate à seca, geração de renda no campo, acesso as tecnologias de informação e comunicação e valorização da cultura regional.

[1] Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, o Brasil conta hoje com uma população rural de 31,3 milhões de habitantes. Destes, 15,4 milhões (49,29%) possuem menos de 24 anos.